"O louvor Poderoso gera Vitória"

(Por Prª Erika Lopes)

Em 2 Crônicas cap. 20, Deus concede a Jeosafá a vitória sobre os seus inimigos.
Este é provavelmente o capítulo mais amado e familiar de 2Cr., pois explica como o Senhor garante vitória àqueles que confiam nele.
Jeosafá estava enfretando a pior ameaça externa de seu reinado. No vs.2 diz que uma grande multidão, de moabitas, amonitas e outras tribos da região da Síria estava tramando esmagar Jeosafá e Judá.
Diante da incrível desparidade numérica do inimigo, Jeosafá humilhou-se diante do Senhor. O resultado? Foi a maior vitória jamais experimentada por ele. A Promessa do Senhor, dada através do profeta Jaaziel no
(vs 15), serve de conforto para crentes de todas as épocas que enfrenta situações de deseperança. - "Não temais, nem vos assusteis, pois a peleja não é vossa, senão de Deus".

No entanto a narrativa revela pelo menos 3 elementos-chaves que colocam o povo de Deus na posição em que Ele poderia libertá-los:
1) Jejum;
2) Oração;
3) Louvor;

1) O Jejum foi uma das chaves para a libertação que Judá experimentou.
É importante lembrar que este foi um jejum anunciado, de que participou toda a nação
(vs 3 e 4): " Então Jeosafá temeu,


e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou Jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao Senhor".

O Jejum não é um meio pelo qual alguém pode manipular a Deus para conseguir algo, mas é simplesmente uma indicação externa de uma sinceridade e por que não dizer necessidade interna, ou seja, o jejum é a evidência da urgência que sentimos quando oramos por necessidades especiais.

2) A segunda chave diretamente relacionada à libertação de Judá foi a oração.

A oração de Jeosafá nos lembra a oração de Salomão no cap. 6 de 2 Cr no vs 12: "E pôs-se em pé perante o Senhor, na presença de toda a congregação de Israel, e levantou as suas mãos".


Talvez a oração de Jeosafá tenha sido baseada na promessa de 2 Cr 7.14: "E se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra".


Jeosafá ora no (vs 12): "Porque não há força em nós e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão em ti".


O clamor do cristão na mais escura noite da sua experiência é: "Senhor não sei o que fazer, mas sei que posso contar com a sua ajuda. E isso traduz a escência da oração para momentos de desesperança".


3) A terceira chave foi o "louvor e a adoração" .

(v 18,19): " Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém, se lançaram perante o Senhor, adorando-o. E levantram-se os levitas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, com voz muito alta".

Então veio o cumprimento da palavra profética de Jaaziel.


"O LOUVOR PODEROSO GERA VITÓRIA"!


Porém, o povo creu na palavra profética liberada pelo profeta que diz no (vs 20): " - Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis".


Temos aqui uma grande lição sobre o poder do Jejum, da Oração e do Louvor. Judá foi desafiado por inimigos mortais, Moabe e Amom, porém ao buscar a Deus em oração e confiança na sua palavra (VS 15): "- Não temais, pos a peleja não é vossa, senão de Deus. A Vitória veio de uma forma estranha, mas "PODEROSA"!

Os levitas foram adiante do exército dizendo: "Louvai ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre" (vs 21).


E o melhor de Deus ainda estava por vir. O resultado deste poderoso louvor foi umas vitória completa.

acompanhe comigo essa leitura: (vrs 22 ao 26)

"E quando começaram a cantar a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá e foram desbaratados. Porque os filhos de Amom e Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se. Nisto chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapu. E vieram Jeosafá e seu povo para saquear os seus sespojos, e acharam entre eles riquezas, assim como objetos preciosos; etomaram para si tanto que nem podiam levar; e durante três dias saquearam os despojos porque era muito. E ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Beraca; pois ali louvaram ao Senhor"!


Judá não só conquistou uma vitória dada pelas mãos de Deus, pois eles foram para a batalha, porém nem se quer chegaram a lutar, como receberam toda sorte de bens e riquezas, cumprindo assim a palavra do Senhor que lhes dissera: "- Crede nos seus profetas e prosperareis!


Deus literalmente matou os seus inimigos!


Creia no propósito de Deus em sua vida, e viva uma vida de obediência a palavra de Deus, revelada a cada um de nós segundo o desejo do nosso coração!

O Senhor tem um caminho mui exelente para nós, basta permanecermos neste caminho que é Jesus e não há outro, pois receio que se por desobediência mudarmos o trajeto, talvez não encontremos mais o caminho de volta para os braços de Deus!

Apegue-se a Ele cada dia mais e mais e mais e mais................!
Que Deus abençoe a sua vida querido leitor. Espero que essas palavras sirvam para sua edificação espiritual, pois esse é nosso desejo, que você seja edificado e liberto pela palavra de Deus!


escrito por PrªÉrika lopes